top of page

O LÍDER.

  • Foto do escritor: Itrade
    Itrade
  • 11 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

"O capitão do navio vai ao mesmo lugar que os tripulantes."⠀




Em um perfil de liderança é necessário dominar a comunicação, ter capacidade e se sentir à vontade para conduzir, gerenciar, cobrar, ouvir, delegar de acordo com a capacidade dos liderados, convencer, administrar conflitos, dar conselhos, entrar em acordos, atingir metas e resultados.

Um líder não é apenas aquele que apresenta uma ideia ou que conduz um grupo de pessoas, mas sim aquele que vende suas ideias e que cativa as pessoas para que o sigam.


O líder está posicionado entre dois polos extremamente delicados: cumprir as diretrizes da empresa e satisfazer os colaboradores. Quem faz gestão de pessoas sabe que a luta não é pequena!!!⠀ Para equilibrar os interesses de cada lado o líder precisa de muita competência e nesse caminho algumas habilidades são decisivas:⠀ 1. Inteligência emocional: é preciso saber lidar com as expectativas dos colaboradores, pois muitos acabam transferindo para a relação com o líder as suas insatisfações com a empresa.⠀ 2. Empatia: o gestor precisa conhecer seus liderados para entender o que estimula cada um e para oferecer um plano de desenvolvimento assertivo.⠀ 3. Profissionalismo: não se pode esquecer que zelar pelos ideais da empresa é uma das funções primordiais de um funcionário e para isso, é preciso querer honrar o que foi prometido lá no processo seletivo.⠀ São diversas as situações em que o líder é posto à prova: desde abonar um atraso ou falta até realizar um desligamento por justa causa.⠀


#dicaitrade Assimile a cultura organizacional e entenda os valores da empresa. Pratique o diálogo e sempre alinhe às expectativas com o seu superior. E não esqueça da comunicação clara com os seus liderados.⠀



Infelizmente o mundo corporativo não é feito apenas de profissionais inspiradores. Muitos "chefes" são apenas "chefes" e passam longe do perfil de líder. Costumo dizer também que "todo líder consegue ser um bom gestor, mas nem todo gestor é um líder".


Seja um profissional consciente das suas oportunidades; procure fazer pontes com os demais profissionais da sua empresa para que eles possam te sinalizar aonde você precisa melhorar; seja criterioso e observador, principalmente com os péssimos líderes que você tem ao redor. No mínimo você vai aprender a como não fazer.


Quando a sinergia do líder com a equipe está alta a probabilidade de superação de desafios segue o mesmo ritmo. Costumo dizer que se o gestor tem 70% do time com ele, coisas incríveis podem acontecer e o clima organizacional se torna mais ameno e agradável.


Todo profissional precisa de modelos. Vivemos nos espelhando em ideias ou pessoas que nos inspiram. A inspiração, por sua vez, nasce a partir da admiração. Basicamente é quando você olha para o seu gestor (a) e diz: "eu quero ser como ele (a)"!!! A forma pela qual um líder trata os seus liderados interfere diretamente no desempenho deles. Muitas e muitas vezes a equipe corresponde ao desafio (ou meta) por causa do gestor e não pela empresa.


foque nas interações que você tem diariamente. Procure encantar as pessoas, apenas sendo educado e se importando com elas já faz diferença. Mas não pare por ai, aproveite as chances de fazer um pouco diferente ainda que o impacto seja apenas para a sua equipe ou para o seu colega da mesa ao lado. Te garanto que aos poucos o efeito começa a se propagar.


Eai, gostou da leitura? então compartilhe com seus amigos e nos ajude também!

Abraço.



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

+55 047 99638-1719

©2019 por iTrade Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page